PÃO DE CASA - da Maylê

PÃO DE CASA - é simples assim, bendito e simples. Dá pra fazer tanta coisa que muita gente me pergunta se é mais de uma receita. É a mesma, só que usando tudo o que a gente gosta. Pode ser puro, recheado, de doce e de sal. Sempre soube desde criança que cortar pão com faca dá azar, bom mesmo é pão rasgado. Uma vez me chamaram a atenção dizendo que não era higiênico, limpo fazer isso. Perguntei: porque? Vocês não se lavam antes de comer? Lavamos até os cotovelos e antes era com sabão branco, na tina, perto da mesa de servir a comida. quando meu pai viajava, levava a dele, esmaltada com flores ou de cobre, parecendo um tacho pequeno e as toalhas que a Maylê Bárbra bordava. Enrolava um ramo de alfazema ou de alecrim, pra dar sorte e pra ele lembrar da estrada de volta pra casa. Comer com sujeira nas mãos é o mesmo que ir visitar Deus sem banhar ou comer mal de intestino. Ela fazia desses pães com linguiça dentro e punha encima da tampa das pelotas ou dos sarmás. Pão é bom assim, rasgado.Anota aí, aprende a fazer o pão de cada dia. Mesmo hoje, com toda a modernidade, comida de dentro de casa, da tenda do forno, cura a alma e alegra o corpo.
1996 - Minas Gerais
Maylê - Cozinha dos Vurdóns.

Coloque 3 xícaras cheias de farinha de trigo, 1 colher de sal e 2 de açucar, 4 colheres de óleo e quebre dois ovos. Sove bem, a massa tem de despregar das mãos. Quebre 1 cubinho de fermento e dissolva em água (de  morna pra fria). Junte a sove de novo, até desgrudar da gamela. Cubra com um guardanapo molhado e deixe quieto uma meia hora. Se não crescer muito, então você amassou errado, amasse de novo, cubra e deixe mais meia hora.

A gamela é sagrada, tem de ter uma de carne e uma de pão, a de fruta tem de ser separada. E antes de começar a cozinhar tem de rezar, pedir paz e agradecer porque tem o de comer certinho, enquanto muitos não tem. Nunca deixe alguem sair com fome de perto de você, essa é a maior falta de caridade que tem quem pede e quem dá, cada um tem sua serventia pra Deus.

Bom, se quiser fazer com recheio doce, pique goiabada de corte, fica muito com, mais o melhr mesmo é linguiça de porco temperada, já frita e pode por umas talas de queijo também, fica muito bom. Abra a massa na mesa com farinha, e corte no meio, cada uma dá um pão. Enrole e pincele uma gema por cima e asse no forno quente. Leva uma meia hora pra ficar pronto.
Outro recheio bom é de quiejo meia cra com tempero, orégano seco, azeitona, milho, tomate com manjericão e por aí vai. Dá pra fazer 2 pães médios ou 8 pequenos.
Dá também pra fazer uma espécie de pão bolacha sem fermento, amasse tudo do mesmo jeito, deixe meia hora coberto, amasse de novo e abra bem a massa. Corte as tiras e ponha alecrim seco com azeite, sal e orégano por cima. Coloque pra assar até ficar crocante.

Receita tem muita, quero ter é cabeça pra lembrar.

Cozinha dos Vurdóns.

Comentários

  1. Eu ganhei estas receitas de uns amigos ciganos que conheci, e estavam acampados perto de meu trabalho, não tenho certeza mas acredito que eram vurdons, a mais de 20 ano aqui em Anápolis, pois sempre admirei a cultura, a alegria e o povo cigano, da forma como vivi sem fronteiras. como alguém un dia dize (venho de terras distrantes, de lá onde nasce o sol não tenho nação nem patria pois a terra é toda mia) pois sempre acreidtei no que esta colocado entre parenteses, porque Deus não fez as fronteiras e foi o ser humano quem as criou, levantanto guerras e preconceitos, o eu sou totalmente contra qualquer tipo de preconceito.

    Pão cigano (pan gitano)
    por chary S. de Losada (Anápolis)

    10 personas

    tarta

    Culinaria Gitana

    INGREDIENTES
    Massa de pão simples (que seja suficiente para 2 pães)
    queijo cortado en fatias
    1 lata de marmelada cortada em fatias
    1lata de leite condensado
    uva passa a gosto
    1 pacotinho de coco ralado
    uma duzia de ovos bstidos ligeiramente

    ELABORACIÓN
    1 preparación (pão cigano de sal)
    Para fazer um pão de sal Abre-se a massa do pão simples como si fosse uma torta, recheia-se com o ovo batido, coloca-se o queijo fatiado e se cobre a massa, com outro pedaço de massa e se deixa descansar ate dobrar o tamanho aproximadamente e se assa em forno quente


    2 preparación (pão cigano de doce)
    Para fazer a rosca doce (pão doce) abre-se a massa do pão simples como se fosse uma torta, acrescenta-se o ovo misturado com o leite condensado, a marmelada cortada em fatias, a uva passa e o coco ralado, cobre a massa, com outro pedaço de massa e se deixa descansar ate dobrar o tamanho aproximadamente e se assa em forno quente

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas