ARROZ NEGRO COM GAMBAS - Maylê


Nos Vurdóns dos descendentes está o Arroz Negro com Gambas
(camarões)

Muitas coisas acontecem nas vidas das pessoas e a roda anda, gira e um dia acontece de ficar sabendo que a avó ou o avô esconderam um grande segredo. Por tantas se descobre que o pai ou a mãe eram de uma determinada etnia, desconhecida da família até então. Guerras fizeram isso, medo, opressão, separatismos, leis e pelo que se sabe ainda fazem, só que com outra roupagem.

Eis que surge a língua universal do estômago e aí é outra conversa...descendentes que não sabem porque tem atração por determinados pratos...mais isso não importa, as panelas e a fome não escolhem seus donos. Eu sou uma Sinti.                                                                     Alíria Aicram.

Separe 12 camarões grandes, retire a cabeça e o rabo e coloque pra cozinhar com 3 xícaras de chá de água, uma gota de azeite e sal. Cozinhe até obter uma xícara e meia do caldo. Retire a casca dos doze camarões e os coloque em uma travessa com 1 pimenta de cheiro cortada, 1 cebola média ralada, 2 dentes de alho amassado, suco de 1/2 limão,1 colher de café de coentro seco e 1 xícara de café de vinho branco. Deixe descansar por 30', coberto.

Coloque 3 colheres de sopa de azeite e refogue 1 xícara de chá bem cheia de arroz negro. Coloque o caldo de camarão coado e reservado e mais 2 xícaras de água quente. Cozinhe em fogo baixo até o arroz secar.

Em uma travessa larga, coloque tomates cerejas picados, quadradinhos de pimentão colorido (verde, vermelho e amarelo), alho crocante, 1/2 xícara de cenouras picadas em quadradinhos cozida e 1/2 xícara de ervilhas verdes cozidas, misture com 2 colheres de sopa de azeite, alho crocante e sal. Reserve. Verifique o arroz e desligue se ele estiver cozido, mais deixe a panela tampada.

Despeje o camarão com todos os ingredientes que estavam de molho na reserva e mexa até secar, virando os camarões para cozinharem e depois dourarem. Despeje na travessa junto com os tomates e misture, em seguida faça o mesmo com o arroz. Sirva quente. Além de lindo o prato fica muito saboroso.

Cozinha dos Vurdóns, resgatando sentimento, plantando solidariedade e colhendo amigos pelo mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas