AS TÂMARAS DE DAY PRATY

AS TÂMARAS – dedo de luz.

Com café, em sarmiancas ou saladas, recheando doces ou sendo recheada, carnes, risoto, cuscuz, arroz e farinhas, sobremesas infinitas. Mais uma vez um show de generosidade gratuita da natureza, direto para nossas mesas e festas, as Tâmaras são símbolo de gratidão, saúde e comemoração.

 As Tâmaras nos vurdóns dos ciganos

Cuscuz do deserto – Separe 1 xícara de farinha pra cuscuz amarelo. Coloque numa frigideira 1 colher de sopa de manteiga (cheia) ou 2 de azeite, 1 xícara de Tâmaras picadas e 1 xícara de damasco seco picado. Um filé da carne que quiser, cotado em cubos bem pequenos, 1 pitada de açafrão e 1 de sal. Mexa até estar cozido e refogado. 

Ponha ½ Chanclich para amassar e ½  limão e mexa bem, acrescente pimenta do reino moída na hora e ½ copo de água, quando ferver despeje o cuscuz e não pare mais de mexer, como se fosse uma farofa. Quando estiver pronto jogue 2 colheres de sopa de hortelã fresca picada e misture bem. Tampe, apague o fogo e espere mais 2’. Sirva em seguida. Se quiser pode deixar pra colocar o Chanclich no final, amassado com o garfo.
Cuscuz marroquino com tâmaras“a moda cigana” – separe 1 k de carré suíno, temperado com 1 colher de sopa de mel, alho, cebola ralada, 1 xícara de café de água, pimenta de cheiro e 3 colheres de sopa de azeite, sal e 1 colher de alecrim seco. Deixe marinar por 30’.

Pique 1 pimentão de cada cor em cubinhos pequenos (verde, vermelho e amarelo), 1 xícara de chá de tâmaras picadas e reserve. Coloque o carré suíno e o molho apurado dele em uma panela e deixe cozinhar.
Destampe e deixe fritar dos dois lados. Retire e conserve no forno.

Na mesma panela junte as tâmaras e o pimentão, acrescente salsinha e cheiro verde e 1 colher de sobremesa de açafrão. Refogue com 1 colher de sopa de azeite e quando estiver tudo refogado acrescente ½ xícara de café de água. Vai levantar fervura e quando abaixar ponha 2 xícaras de cuscuz marroquino e não pare mais de mexer, ele deve ficar solto, faça isso com um garfo. Sirva como guarnição do carré dourado. 
Tâmaras salgadas – Refogue ½ k de lombo em cubos ou 1 peito de frango em cubos, com cebola picada [1 colher de sopa], 2 alhos amassados, 2 tomates picados, 1 colher de café de páprica e 1 colher de sopa de óleo. Acrescente ½ pimentão vermelho fatiado.

 Tâmaras com bacon – Compre tâmaras sem caroço, dá menos trabalho, cubra-as com uma fatia de bacon e enrole. Feche com palito e ponha numa assadeira forrada com papel manteiga. Asse em forno médio até que o bacon esteja frito. Retire e sirva com queijo ou iogurte temperado, ou coalhada seca.


Sarmianca Italiana – 1 xícara de tâmaras picadas, 1 xícara de tomates secos picados, 1 cebola pequena ralada, 1 lata de palmito picado, 1 xícara de melão picado, alho seco, orégano, 2 colheres de sopa de azeitona preta em rodelas, 1 maço de rúcula picado fino e 5 folhas de alface americana picada fina. Misture tudo e sirva.
Sarmianca árabe – recheie Tâmaras com Chanclich e sirva com tomates frescos, cebolas em lascas (deixe-as de molho em água fria por 1 hora), damascos e endívia fatiada. Acrescente uma xícara de café de farinha de quibe lavada e inchada. Tempere com sal e azeite e sirva. Pouco sal, essa prato tem um sabor muito forte e extremamente agradável.
Dedo doce – Abra delicadamente 30 Tâmaras e as coloque de molho em 1 taça de vinho tinto, 6 cravos e 1 canela em pau, por 20’. Enquanto isso prepare o recheio. Pode recheá-las com geléia de damasco já pronta ou com 1 colher de sopa de damasco picado/2 colheres [sopa] de leite condensado/e farinha de nozes. Misture bem e recheie as Tâmaras. Polvilhe com farinha de nozes.

Extremamente energética, existem relatos dessa maravilha como parte da medicina do Egito, na medicina cigana e outras conhecidas como ancestrais.

Os países asiáticos e africanos, principalmente Egito, República Islâmica do Iran, Arábia Saudita, Paquistão, Iraque e os países vizinhos, juntos produzem aproximadamente 98% das tâmaras do mundo. Estados Unidos, Espanha e México produzem o restante. Fonte: FAO.

      Do nosso amigo Day Praty

A cozinha dedica todas as receitas de Tâmaras a Santa Sara a Kalí.
Cozinha dos Vurdós

Comentários

  1. eu fiz algumas das receitas sugeridas por você, e simplesmente o sucesso foi total, obrigada por compartilhar estas receitas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas