PELOTAS ou ALMONDEGAS

Saintes Maries de La Mer - França.
A festa dos peregrinos

PELOTAS ou ALMÔNDEGAS? TANTO FAZ...

Essa dá pra fazer sem erro e sem medo de ser feliz, são tantas as possibilidades de molhos e enfeites para servir que a gente fica tonta. Eis um prato que encanta Reis, Rainhas, Plebeus e Tropeiros. 

Em serviços de prata e flambados em rum ou em latas de viagem, curtidos na banha de porco, as pelotas há muito estão nos nossos cardápios do dia a dia. Elas nasceram junto com as salsichas, enchidos e lingüiças, porque são de carne moída, mais ganharam sofisticação. Fritas, cozidas, assadas ou em molhos, acompanhadas de farofas, pimentas, saladas de batata ou de feijão. ESSA É UMA DAS RECEITAS DOS PEREGRINOS E DAS SLAVAS, feitas em homenagem aos Três Reis Santos ou festa de Santo Reis e a Sant'Ana.

Vamos às almôndegas, digo: as pelotas da Anna.

Pique e coloque em água pra ferver 70 grs de bacon por 5’ (opcional dos tempos modernos), antes ele seria apenas picado e inserido a receita. Aqui fervemos pra tirar a gordura.

Coloque 400 gramas de lombo moído, 400 gramas de pernil moído, 1 colher de café de pimenta do reino fresca – moída na hora, 2 colheres de sopa de salsinha e 2 de cebolinha fresca picada e 1 ovo grande (levemente batido), numa caia ou gamela. Amasse tudo e reserve.

Pique com as mãos 4 fatias grossas de pão de centeio e ponha 2 colheres de sopa de vinagre ou  o suco de 1 limão e 1 xícara de água morna. Amasse e esprema, só depois coloque junto com as carnes e misture. Tempere com 3 dentes de alho amassados, 1 cebola média ou grande ralada, com 1 colher de sopa de sal e ½ colher de sopa de páprica doce (opcional). Ponha pimenta de cheiro se quiser (2 e picadas). Amasse até dar liga, aí enrole, faça bolinhas e vá colocando no fundo de panela alta que contenha no fundo 3 colheres de sopa de azeite. Coloque uma do lado da outra, não deixe espaços, tampe e coloque o fogo no baixo. Ela vai criar água e se precisar ponha de pouquinho em pouquinho, até cozinhar. Não precisa mexer.

Caso queira fazer um molho, acrescente ao azeite sal, 1 colherinha de café rasa de açúcar, 10 tomates frescos e maduros em quadradinhos, alho picado e manjericão. Refogue e depois coloque as pelotas com ½ xícara de água e deixe cozinhar em fogo baixo. 

Cozinha dos Vurdóns

Comentários

Postagens mais visitadas