ARROZ NA MANTEIGA

ARROZ NA MANTEIGA
(pra lembrar de casa no Natal)

No fundo ficava o fogão. Quando a gente é criança as coisas parecem enormes e esse fogão de lenha com o forno e as trempes era emorme, gigantesco, precisavam me levantar pra sentar na pontinha, nos dias de frio.
Aí era hora de fazer uma comida rápida com gostinho de cama quentinha...

Maylê pegava manteiga, umas 4 colheres de sopa cheia, picava duas batatas e duas cenouras grande em cubos, punha 1 cebola e cortava peçoços da barriga do porco, tipo baco sem gordura. Refogava e ia colocando 1 pouco de sal, alho, pimenta de cheiro, cebolinha e salsinha. Quando o cheiro subia, ela punha 2 cuias (2 1/2 de arroz) e água quente. Mais ou menos 4 xícaras de água quente. Tampava a panela e ia ralar o queijo freco e duas maças. Punha essa mistura no fundo de cada prato com uma pitada de canela em pó e esperava o arroz secar, misturava bem o arroz pronto com uma colher de pau e colocava no prato, em cima do queijo com a maça.

Se tem uma comida que aquece a alma da gente lá em casa, é essa. Essa receita era feita sempre no dia 26 ou 27 de dezembro ou dois dias depois das festas. Maylê dizia que as crianças ficavam muito agitadas e que esse arroz dava no fraco, fazia dormir e descansar.
Acho que o segredo desse arroz era ela, nunca fica igual ao da nossa lembrança, mais realmente acalma a alma e embala os sonhos.

Homeopatas dos Pés Descalços

Comentários

Postagens mais visitadas