NATAL CIGANO - RECIPÉ DE NATAL

O MOLHO DO PERU: Leve esses molhos a mesa e faça com eles acompanhem o prato mais cobiçado da ceia, o Peru de Natal. 

  Molho de Ameixa Seca - lembrando de casa.

Separe 20 ameixas secas picadas e sem caroço, 1 cebola grande (picada em quadradinhos e já refogada), 1 pimenta de cheiro picada e sem semente, ½ xícara de café de vinagre branco, 1 colher de chá de canela em pó, suco de ½ limão, 2 colheres de sopa de azeite de oliva, ½ xícara de chá de castanhas ou nozes picadas,4 dentes de alho amassados, 5 tomates cerejas picados em cruz, 1 xícara de café de vinho branco e 1 xícara de chá de caldo de legumes (receita de consumê de legumes).

Amasse o alho e vá misturando os ingredientes líquidos (não podem estar quentes), depois misture os secos e acrescente no final uma folhinhas de manjerona. Guarde fora da geladeira até servir.

 Molho de Mostarda e Mel: com gosto de Camargue.

Separe 4 dentes de alho amassados, 1 colher de sobremesa de salsinha fresca e uma de cebolinha, 1 xícara de caldo de legumes, 1 xícara de café de água, 1 xícara de café de mel, 1 colher de sopa alecrim seco, 4 cogumelos fatiados finos, 1 xícara de café de mostarda Dijon e 1 xícara de chá de caldo de legumes.

Amasse o alho e vá acrescentando aos poucos e sem parar de mexer a mostarda e o mel. Dissolva bem e acrescente os outros ingredientes devagar e sem deixar de mexer.

 Consumê de Legumes Dourados: como o consumê é servido em pequenas cuias ou potinhos, essa receita rende bastante.


4 batatas grandes, cortadas em cubos e sem casca,
1 alho porô fatiado,
7 dentes de alho descascado,
1 cenoura grande,
1 pimenta de cheiro,
4 colheres de sopa de azeite,
1 colher de sopa de sal,
1 chuchu cortado em cubos,
1 abobrinha pequena, cortada com casca e tudo,
3 cardamomos verdes.

Coloque tudo em uma panela com 2 litros de água e deixe cozinhar até chegar à metade da água. Retire aí a xícara de caldo de legumes para as receitas. Coloque tudo no liquidificador e bata até desmanchar. Volte para a panela e verifique o sal. Acrescente 1 copo de leite misturado com uma colher de sopa de fubá torrado fino. Misture e sirva antes da ceia.

Sarmianca Grega ou Recipé de Sarmianca Horiatiki, mais pode chamar de Salada Grega.

Reserve sal, azeite temperado (aqui usei de pimenta e de limão siciliano), vinagre (uva).
Você vai precisar de 2 colheres de sopa de alcaparras, sem a água, 10 azeitonas verdes e 10 pretas, 1 pepino grande cortado em rodelas, ½ pimentão vermelho e meio amarelo, 1 cebola pequena ralada e 250 grs de queijo feta ou frescal. O feta fica melhor. Corte em gomos 5 tomates maduros. 

Esmigalhe o queijo para que sobre pedaços ainda inteiros e reserve. Misture primeiro todos os ingredientes da salada e acrescente os temperos: 1 colher de sopa de cada azeite e 1 colher de sopa de vinagre. Como a alcaparra é salgada, cuidado com o sal. Misture o queijo por último e sirva.

Cozinha dos Vurdóns


Comentários

Postagens mais visitadas