PAELLA GITANA - RECIPÉ D' KALDERA

Essa é uma das nossas mais tradicionais receitas. Presente nas Slavas de Santa Sara, presente no tradicional evento Noite Cigana do Grupo Sara Kalí, sendo ela uma das receitas mais elogiadas. Para ela, não temos quantidades pequenas, por isso quem quiser fazer uma receita menor terá de calcular. Abençoada por Santa Sara, sugerimos que ao fazê-la, reserve o primeiro e o último prato para os mais necessitados.




PAELLA GITANA DA MAYLÊ

Numa panela larga, de preferencia de barro ou de ferro, coloque 1 xícara de café de azeite extra virgem, 3 pimentas de cheiro limpas e picadas, 3 cebolas raladas (médias), 7 dentes de alho amassados, 1 xícara de chá de salsinha, cebolinha e coentro picados. Refogue e acrescente: 4 xícaras de camarão para molho, 7 tomates maduros e picados, 2 kg de filé de merluza limpo. 

Tampe a panela e deixe cozinhas na prória água. Ao mexer desmanche com a colher de pau o filé de merluza e acrescente 1 colher de sopa de sal. Mexa e antes que a água seque, ponha 3 xícaras de chá de camarão médio, 10 postas de pescada amarela - limpa, sem pele e picada em cubos largos, 4 xícaras de chá de anel de lula, 7 xícaras de chá de mariscos limpos e cortados ao meio, 3 colheres de sopa de curry, 3 colheres de sopa de açafrão da terra e 1 colher de sopa de sal. Tampe novamente a panela e deixe cozinhar por 20 minutos. 


Quando estiver fervendo a água, retire 2 conhas do caldo e reserve. Prove o tempero que deverá estar um pouquinho salgado, se não estiver acrescente mais uma colher de sopa de sal. Acrescente 49 camarões grandes sem casca e sem cabeça. Mexa. A panela deve ter caldo, não deixe secar, coloque em fogo médio. Ainda não colocamos água, tudo é feito com a água da própria carne. 

Acrescente 1 pimentão vermelho, 1 verde e 1 amarelo em cubos médios e mexa, acrescente o suco de 2 limões e em seguida 7 xícaras de arroz limpo e lavado - usamos o parbonizado. Tampe a panela e deixe quieta por 7 minutos, esse é o tempo do arroz inchar - fogo médio. Enquanto isso - Numa frigideira, coloque o caldo reservado, 1 colher de sopa de salsa, 4 colheres de sopa de azeite e 7 colheres de sopa de água, disponha mais 14 camarões grandes com casca e cabeça, acrescente o suco de um limão e salpique sal. Deixe cozinhar até refogar, então vire-os com cuidado, refogue, desligue o fogo e reserve.

Volte a panela e acrescente 7 copos de água e 2 xícaras de chá de ervilhas verdes (congelada mesmo), não use a de conserva. Mexa pela última vez e salpique açafrão com salsinha e contro desidratado (mais ou menos duas colheres de sopa dessa misture). Tampe a panela e peça saúde, paz e prosperidade, que Deus as multiplique como os grãos do arroz e os peixes do mar. Demora mais ou menos 30 minutos, não mais do que isso. Destampe e coloque os camarões inteiros que você reservou. Coloque umas colherinhas de água na frigideira e ferva para aproveitar o caldinho, despeje por cima dos camarões inteiros. Tampe novamente e espere uns dois minutos. Desligue o fogo e sirva depois de uns 10 minutos. (mantenha a panela fechada).


Nessa receita só se vira a colher de pau no sentido horário, a panela deve ser mais larga do que alta e a cada alimento que se acrescenta costuma-se dizer: "Pelo sinal da Santa Cruz, abençoados sejam seus filhos e filhos. Santa Sara, São Benedito faz render, em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo. Amém.

Cozinha Dos Vurdóns - a comida que alimenta a alma. 
Maylê Sara

Comentários

Postagens mais visitadas