RECIPÉ DE NATAL - CIGANOS PELO MUNDO

As maças caramelizadas na ìndia fazem muito sucesso no Natal...maça, manga e cardamomo, cravo e canela. São molhos e pequenas receitas para lembrar dos ciganos da ìndia nesse natal.

Maça caramelizada para acompanhar legumes ou carnes:

1 xícara de chá de açucar, leve ao fogo baixo, até formar um caramelo. Acrescente o suco de 1/2 limão e 5 cravos da índia, misture rapidamente e jogue as maças (4) cortadas em 8 pedaços cada uma e sem casca. Dissolva 1 colher de sopa de páprica  doce em 1/2 copo de água e 1 colher de azeite. Continue mexendo até as maçãs estarem macias e com cor de caramelo.

RABRI DE MAÇA

Leve 1 litro de leite pra ferver com 4 colheres de sopa de açucar e quando este estiver diminuido pela metade, despeje 3 maças raladas e continue mexendo em fogo baixo. acrescente 1 colher de sopa de cardamomo verde, 1 de pistache fatiado e 10 amêndoas cortadas.
Mexa por mais 2' e pronto, despeje numa travessa e sirva quente ou frio. Preferimos frio.

MOLHO DE MAÇA

Descasque 4 mças e pique em quadradinhos. Reserve. Num tacho coloque 1 colher de sopa de azeite, 4 colheres de açucar branco e 4 de açucar mascavo. Quando formar o caramelo jogue a maça. Aqueça em fogo baixo e mexendo. Ponha 1 colher de café de canela e uma de sal. Acrescente 4 tiras de raspa de limão e em seguida 1 xícara de chá de água. Deixe ferver sem parar de mexer. Quando engrossar desligue.

Feliz Natal com gostinho da Índia,
Cozinha dos Vurdóns

Comentários

Postagens mais visitadas