PAPUCHÁ OU ANGÚ

Papuchá ou angú ou polenta - pode escolher o jeito de fazer, mais no fundo é tudo a mesma coisa. Os pratos feitos com milho, servem para tirar o corpo do estado de lentidão. Iluminam nossas forças, geram energia. Das bagas do milho comem homens e criação.

Não consigo me lembrar um prato que seja tão variado quanto o Papuchá. O angú ou polenta, como pode ser chamado, serve a ricos e a pobres, mais especialmente a pobres. Fácil e barato, ele se difundiu rápido nas companhias de viagem e carrega muitas histórias. Suas variações são infinitas, pode ser com carne, verdura, frito, assado com queijo, enfim, esse é um dos pratos mais comuns entre os povos nômades.


Esse além de ser sem caroço é uma receita cigana, Papuchá com frango caipira.

Angú de caroço ou é uma confusão tamanho família ou a cozinha é ruim mesmo. Onde nasceu a receita? Ninguém sabe direito. Tem receita em angola, tem na índia, em Portugal, na Espanha, no Brasil nem se fala e tem receita cigana é claro.

250g de farinha de milho ou fubá de milho – se for farinha tem de ser bem fina, essa receita costumamos fazer com fubá.
1 litro de água
Sal (se a receita for salgada, use uma colher de sopa de sal, mais preste atenção em qual molho ela vai ser servida, pois pode ficar salgada, uma pitada pelo ao menos é fundamental)
1 colher de sopa de açafrão.

Reserve as sobrecoxas e o peito do frango. Refogue em azeite, 1 colher de sal, 1 pimenta de cheiro e 1 colher de sopa de açafrão,1 cebola ralada e dentes de alho amassados. Cozinhe e desfie.

Ferva 750 ml da água (3 copos) com um pouco de sal a gosto e um fio de azeite, adicione aí o açafrão.
Dissolva a fubá no copo de água restante ou 250 ml, vá colocando divagar e mexendo. Caso precise de mais água para dissolver o fubá, use, não tem problema.
Deixe cozinhar sem parar de mexer nem um minuto, senão ele embola e faça isso até ele soltar dos lados e começar a dar bolhas. Desligue, senão te queima.
Peque o frango que você desfiou com um pouco de caldo e cubra o papuchá, salpique salsinha fresca.

Nota: em Angola não se tempera com sal, até porque normalmente acompanha peixe seco que é bem salgado, no Brasil, se tempera com sal ou com doce e é mais conhecido como angú, em Portugal se serve mais sem sal, recheado com bacalhau. Outro modo típico de se servir no Brasil é com caldo grosso de feijão mulatinho. No méxico com caldos de feijão e pimenta. 

Cozinha dos Vurdóns - cozinha de viajante...

Comentários

Postagens mais visitadas