SIMBOLISMO DA SOBREVIVÊNCIA

 AS FRUTAS PREFERIDAS DOS CIGANOS



Assim funciona o conhecimento!!! Na maioria das vezes passamos pela comida e ela passa por nós. O tempo é tão curto que criticamos quem se interessa com essas coisas. A realidade é simples. Quem sabe comprar comida, economiza na farmácia. Os povos antigos, todos eles e cada um há seu tempo, assim o fizeram com as frutas, verduras e chás. A necessidade de sobrevivência dos povos nômades.

Falaram mal dos azeites, criticaram o açafrão, a canja de galinha foi parar perto do purgatório e o café e o ovo, nem ouso em dizer em qual lugar foram colocados. Substituíram a manteiga por margarina, transformaram o a prímula em anticoncepcional, a amora virou remédio, misturaram tudo e com o tempo surgiu o multivitamínico.

 Como a roda sempre gira...
A canja de galinha vem ganhando espaço de novo, o pepino e o tomate são celebridades acadêmicas de pesquisa, o café ganhou destaque outra vez e agora quem o defende são os cardiologistas e nutricionistas, esqueceram enfim do coitado do ovo e o azeite anda de medalha no peito. Tudo isso comprovado cientificamente, basta procurar um pouco. Entretanto, cada fruta tem um conto, um prosa, uma conversa. A própria existência humana define isso, o corpo se aproveita do que é naturalmente oferecido e adoece daquilo que não é. Mais como a mulher moderna está saindo da fase de provar sua parte ruim da independência, vem mudando essa visão e não só elas, os homens também, estamos voltando a entrar na cozinha com outra visão. Entre idas e vindas, selecionamos algumas frutas que são as preferidas do povo Rhom. Vale lembrar que como esse povo viaja muito, as frutas da estação e da localidade sempre ganham visibilidade e serventia, seja no tacho ou in natura. Daí tudo se mistura e mais uma vez chegamos à inegável conclusão: muitos povos pensam iguais as propriedades e usos das frutas e a ciência usou esses mecanismos ditos populares e os estudou. 

Com nomes mais elaborados ou simples, a medicina popular, a história e a tradição dos Rhoms se entrelaçam na cultura, ciência e costumes. Com vocês O SIMBOLISMO DE ALGUMAS FRUTAS e veja com outros olhos aquilo que costumamos comer. O SIMBOLISMO DA SOBREVIVÊNCIA.




Abacates: os ciganos não têm dúvida em adotar frutas de outros países, desde que sejam doces. É o caso do abacate, originário do México. Aprenderam a muito que o caroço torrado combate a diarréia, as folhas limpam os rins e a bexiga. É um alimento rico, principalmente em saladas e acompanhados de carnes. Combate o colesterol ruim, pois limpa as artérias do corpo. Sua gordura é sadia e lúbrica o intestino. Costumam usá-lo com limão, reforçando a limpeza do fígado. Para o uso externo, rala-se o caroço do abacate e coloca-se dentro de um vidro com álcool. Depois de 24 horas, aplica-se o emplasto na garganta, para combater dores e inflamações.

Pêras: são as frutas preferidas das ciganas pelo ao menos, (na china ela também tem muita importância) junto com as maçãs. Entre os Persas, acreditava-se que o seu sabor perdurava até depois da morte. Por isso a pêra também está ligada à imortalidade e à boa saúde, além, é claro, da prosperidade, pelo tom amarelo da fruta que lembra o ouro. Sendo assim ela é capaz de ajudar na gravidez, pois seu formato lembra o corpo de uma mulher. Acalma o bebe e evita cólicas. Como contém muitas fibras, a pêra é boa contra a prisão de ventre, inflamação do intestino e da bexiga. Mantém o equilíbrio interno e o vigor do sistema nervoso.




Maçã: é usada como base de perfumes, banhos, óleos e aromas.  Nas festas de casamento, as mesas com toalhas vermelhas e enfeites dourados também devem ser forradas com essa fruta, pois ela simboliza o amor e a paixão, em quase todas as culturas. Elas servem para dar longevidade ao corpo e acalmam o nervoso do estômago. Alimentam e não contêm nenhum tipo de restrição. É rica em quercetina, substância que ajuda a evitar a formação dos coágulos sanguíneos capazes de provocar derrames.
A maçã é recomendada para pessoas com problemas de intestino, obesidade, reumatismo, gota, diabetes, enfermidades da pele e do sistema nervoso.
A sua casca seca é empregada como chá para purificar o sangue e serve de diurético diurético. 
Quando aquecida, ajuda a manter a temperatura interna do corpo.


 Melancia: significa prosperidade (pela abundância de sementes) e fertilidade (pela cor vermelha do seu interior). Essa fruta possui 90% de líquidos que ajudam no equilíbrio do corpo e fazem muito bem a bexiga, ajudando a combater deficiências ligadas a ela. Os caroços da fruta se batidos no liquidificador com a poupa e tiverem uso contínuo, é um excelente remédio para a próstata. A melancia sacia a sede que não passa e ajuda no combate da anemia.


Morango: mais uma fruta vermelha, portanto se suma importância para o organismo. A cor vermelha e o sabor da fruta dão a energia necessária para combater a anemia. Aquecem o corpo. É utilizada também para curar desilusões amorosas, em chás e aromas, pois combate a tristeza e reforça as defesas do organismo. 
Uvas: Disse por aí que se um cigano lhe der um cacho de uvas ele deseja amizade. Como em outras culturas, elas são sinônimo de prosperidade e amizade verdadeira. Os ciganos afirmam, convictos, que o costume de comer doze uvas no ano novo – uma para cada os doze últimos minutos do ano – é uma tradição originada entre eles, assim como o hábito de ter frutas secas na mesa de Natal. Usa-se muita uva seca nos pratos doces e salgados. A uva faz bem ao sangue, dá longevidade, reforça o corpo e ajuda no combate a infecções e inflamações. Tomadas em forma de chá, elas aliviam sintomas de menopausa. Ela ativa os rins e aumenta a urina. Limpa o fígado por excessos alimentares. O vinho tinto entra por aí.

Figo da Índia – muitas vezes chamado de cactus, ele serve para combater a asma e outras afecções da vias respiratórias, come-se assado ao forno. O suco aproveita-se para fazer um bom xarope contra a tosse. Pelam-se alguns figos com a faca e garfo, tendo o cuidado de evitar os minúsculos espinhos que revestem a casca. Cotam-se em rodelas. Colocam-se numa vasilha. Cobrem-se com açúcar e deixam-se repousar durante  à noite. Pela manhã, coa-se para afastar as sementes, e toma-se as colheradas durante o dia. É laxante e combate vermes. As compotas doces são divinas e já comercializadas no mundo todo.

Figo: Há muito é considerado um estimulante sexual (aberto, assemelha-se ao órgão genital feminino). Usado também como remédio para combater a depressão, a ansiedade e a falta de memória. Evitam a fadiga mental e contribuem para a transmissão normal dos impulsos nervosos. A água de figos (secos ou frescos), tomada pela manhã, em jejum, e à noite ao deitar, normaliza a função intestinal, além de auxiliar a expulsão de vermes intestinais. O figo é recomendado para os que sofrem de doenças do fígado e vesícula biliar. Já os que sofrem de acidez do estômago, artrites ou são obesos, devem evitá-lo. O leite do figo é amargo e serve como veneno para os olhos.

Romã: uma fruta muito antiga. É empregada em chás e essências, como atrativo de dinheiro e felicidade. Em banhos ou talismãs, é garantia de fertilidade. É considerada um poderoso hidratante e antioxidante. Sempre foi tida como exótica devido o seu interior. A romã não atrai apenas sorte e fartura, prometidas pela simpatia popular a quem chupar seis sementes da fruta todo 6 de janeiro, Dia de Reis. A ingestão diária do suco feito com a casca, as sementes e a polpa ajuda a controlar a pressão arterial, reduzir o colesterol ruim (LDL) - Michael Aviram, do Rambam Medical Center, em Haifa, Israel (2001 - Bioquímico norte-americano) e prevenindo o câncer de mama e de próstata - Fernanda Archilla Jardini, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) (Bioquímica) Segundo ela, “ainda não foram realizados testes em humanos, mas as células tumorais in vitro tratadas com a bebida tiveram seu crescimento inibido”. 


Historicamente falando:
  Diz à lenda que o soberano, conhecido como o mais sábio dos reis, encontrou no vinho da romã a força para contentar suas 700 esposas e 300 concubinas. Por gratidão, ele mandou esculpir a fruta no alto das colunas de seu templo, onde hoje se encontra o Muro das Lamentações, em Jerusalém. Era para lá que os judeus levavam as romãs e outros seis alimentos sagrados (trigo, cevada, figo, uva, azeitona e tâmara) na Festa de Pentecostes (Shavuot), que acontece sete semanas após a Páscoa. (970 a 930 a.C.), - reinado de Salomão, em Israel.
  A Romã faz parte do ritual da passagem do ano-novo judaico. Nesse dia, as pessoas engolem as sementes para que seus méritos sejam multiplicados durante o ano. Há ainda a crença de que uma romã possui 613 sementes, o mesmo número de mandamentos escritos da Torá”, conta Cecília Ben David, coordenadora pedagógica do Centro de Cultura Judaica, em São Paulo.
Imperadores romanos pregavam na roupa uma espécie de medalha feita com uma fatia fina de romã para simbolizar o poder e a fartura.
Em ocasiões especiais, os No Egito e na Fenícia antigos (atual Líbano e Síria), os frutos e as folhas da romãzeira eram usados em cerimônias religiosas e colocados nos túmulos de sacerdotes e reis como oferenda. Símbolo de fertilidade. Entre os plebeus, a romã ganhou outros significados, como amor, união, casamento e fertilidade, todos relacionados à grande quantidade de sementes que a fruta contém e à forma harmoniosa como elas se entrelaçam em sua polpa.

  MITOLOGIA: Na Grécia era comum as mulheres consumirem romã em eventos religiosos para evocar a fertilidade. À mitologia conta que Deméter, a deusa da terra e da agricultura, deixou a vegetação morrer e a fome se instalar no planeta enquanto vagava à procura da filha, Perséfone, raptada por Hades, o deus das profundezas. Diante do caos, Zeus foi obrigado a interceder e exigiu a libertação da moça desde que ela não tivesse comido nada no inferno. Mas Perséfone não resistiu aos seis grãos vermelhos da romã oferecidos por Hades e, por isso, foi condenada a passar parte do ano com o marido no inferno e outra ao lado da mãe, que anualmente enchia a terra de flores e frutos para comemorar o reencontro. Perséfone, então, simboliza a semente, que precisa ser enterrada para poder germinar depois.
A sabedoria popular diz que fazer gargarejo com chá de casca de romã alivia as dores na garganta (gargarejar à noite, pouco antes de dormir). Quem acompanhar os estudos realizados desde 2000, tanto nos EUA quanto no Brasil e outros países, poderá observar que usos e estudos para combater o envelhecimento precoce e o câncer, já estão sendo realizados e vale a pena conferir.

Damasco: é a fruta afrodisíaca por excelência, vinda dos países mediterrâneos. A sua cor, o laranja, traz vitalidade. Os ciganos transformam os damascos em óleos aromatizantes e perfume.            O Damasco é o exótico recheio escolhido por noivos para que seus convidados e familiares sejam seduzidos aos encantos deste momento, tal como nas Mil e Uma Noites, lembrando sabor e prazer.
Na Grécia, se reverbera essas sensações através do vinho. Ele (o vinho) é meticulosamente escolhido para "acompanhar a justa intensidade deste momento". Aguçando todos os sentidos iremos reportar à cidade de Damasco e, "precisaremos de um vinho de igual doçura e rico em notas tostadas, que casarão perfeitamente com a sobremesa", o bolo de Damasco. Com suas propriedades organolépticas e afrodisíacas o damasco é uma fruta pequena de formato arredondado e extremamente saborosa proveniente da Ásia. Há registros históricos de que as rainhas do Egito Antigo já utilizavam o damasco em banhos de imersão que tinham a finalidade de perfumar o corpo, além de aguçar a maciez e a sedosidade da pele. Foi introduzido na Itália cerca de 100 anos a.C. A fruta contem poucas calorias, não contem gordura e é altamente nutritiva. 

Amoras e framboesas: pela cor, significam paixões arrebatadoras. E pelo sabor também, que coisa mais gostosa, são quase uma unanimidade. As folhas de framboesa são usadas sobre o corpo da mulher, para proporcionar um bom parto. Essas frutinhas também são utilizadas como ingredientes em chás. A ingestão de amoras permiti um alívio quase imediato da diarréia. Utilizam-se as folhas, os rebentos e as raízes das amoreiras como tratamento da diarréia e da disenteria e como circulatório periférico. O suco ou o chá aumenta a urina e ajuda a combater o inchaço das pernas. A amora é uma das frutas que mais bem fazem ao nosso sistema nervoso, e isto porque melhora o funcionamento do nosso cérebro. Comer amoras ajuda na conservação do equilíbrio, da memória e da coordenação motora das pessoas mais idosas. O sumo da amora também é particularmente aconselhado a quem sofre de dores de garganta, de rouquidão, de uma inflamação das cordas vocais, das gengivas, de aftas ou de uma amigdalite. Neste caso, para que o efeito seja perfeito, o melhor é mesmo tomar o sumo de amora quente com um pouco de mel. A framboesa é usada no tratamento de inflamações das gengivas, garganta, prisão de ventre, reumatismo, doenças do fígado, doenças dos rins, hemorróidas e qualquer doenças com febre. São nutritivas, estabilizantes do calor corpóreo e excelentes fontes de açúcar sadio e natural.

Cereja: é uma das frutas fundamentais na decoração das mesas de noivado e casamento, pois significa o amor. Os ciganos afirmam que as cerejas são diuréticas e calmantes. A cereja é depurativa, alcalinizante e remineralizante do sangue. É famosa por sua qualidade de neutralizar os ácidos do organismo. O decocto da cereja (amassa-se juntamente com o caroço e cozinha-se), do qual se bebem várias xícaras por dia, elimina as pedras da bexiga e dos rins. Por suas propriedades diuréticas este suco ou azeite é recomendado contra as afecções das vias urinárias e na hidropisia.


A cereja, especialmente a preta, por ser mais rica em ferro, é muito recomendada contra a anemia.
O suco de cereja fresca, que se obtém espremendo certa quantidade desta fruta, é bom refrescante nas afecções febris.
Como remédio contra os cálculos, aconselha-se comer seis caroços por dia, três de manhã e três á noite.
Melhora o funcionamento dos rins. Age também beneficamente na gota.

Melão: pode significar prosperidade e um casamento rico pela frente. A fruta veio da Ásia e faz parte da cultura cigana há muito tempo, muitas vezes substituindo a pêra, dizem alguns. Pouco provável, para cada estação uma benesse. Maduro, o melão é bom como calmante, diurético e laxante. Ao comê-lo acompanhado de carnes, ele ajuda na digestão das gorduras. É também recomendado nos casos de gota, reumatismo, artrite, obesidade, colite, prisão de ventre, afecções renais, nefrite, cistite e corrimento das mulheres. Seu suco regular elimina a fome e combate a insônia.

Amêndoas e castanhas: no ano-novo, as amêndoas são colocadas na carteira para atrair dinheiro. As castanhas são comidas para garantir o vigor sexual. Nos casamentos trazem sorte. Entretanto são alimentos quentes e ricos em proteína. Garantem aquecimento ao corpo e sustentabilidade de energia. Não dão sobre carga aos rins e ajudam a manter a vitalidade de pensamento. O selênio é aproveitado no organismo de forma pura e as energias são renovadas.


Todo povo nômade se aproveita do que a natureza pode oferecer e de forma sábia, são eles em essência que estimulam as pesquisas e estudos químicos para novas medicações, usando recursos naturais e saudáveis. Mais uma dica para comermos bem. Povos pobres não têm tanta sorte, entretanto a natureza se preocupa em dar condições de alimento, o homem é que as destrói, alterando os sistemas naturais, interferindo no meio ambiente e destruindo reservas, modificando o rumo natural e saudável das coisas. Quando não se tem assistência médica, usa-se o conhecimento popular, muitas vezes desprezado, outras elogiado. Se não fossem os povos nômades, dentre eles os ciganos, muitas receitas não seriam usados, pratos seriam desconhecidos e muito da saúde popular no mundo não teria sido levada de um continente ao outro.Ainda faltam o abacaxi, a banana, a manga - a rainha, o caqui e etc...
Isso se chama sobrevivência e não loja de conveniência. Isso é história contada em tragédias, catástrofes, miséria, fome e hoje em farmácias e laboratórios.
Cozinha dos Vurdóns

Comentários

  1. Adorei saber essas histórias e propriedades das frutas.

    ResponderExcluir
  2. Bom saber Juliana, grata pelo retorno. Um dos nossos objetivos é dismistificar um pouco as coisas. Os romá são um povo sábio para além das magias. É respeito, sabedoria e tempo de estrada.

    um abraço e volte sempre,

    Cozinha dos Vurdóns

    ResponderExcluir
  3. Instintivamente sempre soube a importancia das frutas, verduras e legumes, mais conhecer a histora das mesmas incluindo suas propriedades foi muito bom. Parabéns,

    Aproveito para dizer que o blogue de esta maravilhoso cheio de coisas interessantes e diferentes continuem sempre assim

    ResponderExcluir
  4. Chaito, vc é linda, obrigada pelo carinho de sempre e assim vamos aprendendo juntas.

    5 bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas