SHARBAT GULA E GULAB SHARBAT

SHARBAT GULA  - A MULHER
E
GULAB SHARBAT - A BEBIDA.


Pintura em rocha da famosa foto de Sharbat Gula (2009)

Sharbat Gula (1972) é uma mulher afegã da etnia Pashtu. Seu rosto ficou famoso na capa da revista norte-americana National Geographic.
Gula perdeu os seus pais durante o bombardeio soviético do Afeganistão. Enquanto ela estava no campo de refugiados Nasir Bagh, no Paquistão, em 1984, ela foi fotografada pelo fotógrafo Steve McCurry. Gula, então com 12 anos de idade, era uma das estudantes em uma escola dentro do campo de refugiados. McCurry tirou a foto quando a encontrou sem burca - dada a rara oportunidade de fotografar o rosto de mulheres afegãs (a lei afegã obrigava as mulheres a usarem a burca).
Embora seu nome não fosse conhecido, sua foto, nomeada Afghan Girl (Menina afegã), apareceu na capa da revista National Geographic, edição de junho de 1985. A imagem de seu rosto, com um tecido enrolando sua cabeça, e seus olhos verdes olhando diretamente para a câmera fotográfica, tornou-se um símbolo do conflito entre afegãos e da situação dos refugiados por todo o mundo. A foto de Gula foi nomeada como a fotografia mais reconhecida na história da revista.
A identidade da menina afegã ficou desconhecida por mais de 15 anos, à medida que o Afeganistão continuava fechado para a imprensa ocidental, até a queda do taliban, em 2001. McCurry fez várias tentativas em localizar Gula, na década de 1990, mas sem sucesso.
Em janeiro de 2002, uma expedição da National Geographic viajou ao Afeganistão, com a missão de localizar Gula, a pessoa da famosa fotografia. McCurry, ao saber que o campo de refugiados Nasir Bagh estava para fechar, perguntou aos outros refugiados que ainda moravam no campo. Um deles conhecia o irmão de Gula, e conseguiu fornecer pistas da localização de Sharbat Gula.


A expedição finalmente encontrou Sharbat Gula, então, com 30 anos de idade, numa região remota do Afeganistão. Ela tinha voltado para o seu país de origem em 1992. A sua identidade foi confirmada, usando tecnologia biométrica. Os padrões da íris de Gula eram iguais aos da íris da mulher na fotografia. Ela lembrou-se vividamente de ter sido fotografada (por McCurry) - ela nunca havia sido fotografada, anterior ou posteriormente. No final da década de 90, Gula casou-se, e teve quatro filhas, uma delas morrendo quando bebê. Gula não tinha a menor idéia do impacto causado pela sua foto nas sociedades ocidentais.
A história de Sharbat Gula foi mostrada na edição de abril de 2002. Ela também foi o principal tema de um documentário de televisão, que foi ao ar em março de 2002. Em reconhecimento a Gula, a National Geographic criou um fundo de caridade, com o objetivo de beneficiar as mulheres afegãs. Origem: Wikipédia.

 










"Sharbat não sabia e nem imaginava que estaria prestes a provocar uma revolução no mundo feminino, e o fez de verdade. Quando ela poderia sequer pensar que algo poderia ser feito em prol das mulheres do seu país e da sua condição? Nunca. Então imaginem só o que podemos fazer sabendo que podemos. Sua coragem foi abaixar o véu para que o mundo a visse e viu."

Gulab Sharbat 


Você vai precisar:
1 e 1/2 xícaras, de pétalas de Rosas frescas,
3/4 xícara de água fervida e quente com cardamomo (mais ou menos ¼ de xícara deles – verdes e secos),
5 xícaras de água fria,
¼ de suco de limão puro – sem misturas,só o caldo,
2/3 de xícara de sementes de romã,
¾ de açúcar. 

Amasse as pétalas, junte as romãs e a água com o cardamomo e o limão. Tampe e deixe descansar nas 5 xícaras de água durante a noite. No dia seguinte, coe e coloque o açúcar, vá mexendo até engrossar em fogo médio, deixando ferver. Deixe esfriar e sirva com muito gelo picado.

Ele também pode ser engrossado com leite e salpicado com pistache. Bom do mesmo jeito.

Cozinha dos Vurdóns

Comentários

  1. É uma história apaixonante,que não deixa de ser triste, porque esses olhos tão espectacularmente verdes e belos transmitem a mesma impressão de assombro e sofrimento quando Sharbat era uma criança, que sendo já uma mulher na plenitude da vida.
    Eu também pus essa foto alguma vez no meu blog, creio.
    Não sei a que sabem as rosas, nunca provei, mas vou procurar acabar com esta ignorância.Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Tenho a edição portuguesa da National Geographic de Abril de 2002 (número 13, português), que conta a história.

    Uns olhos lindíssimos, mas tristes...

    Apesar do estranho das pétalas de rosa, essa bebida parece deliciosa (a começar pela cor!)

    5 beijos

    ResponderExcluir
  3. Que perfume tão belo sai deste post.
    É cheiroso e lembrou-me esta menina-mulher que é muito bela também.
    Que olhar! Que expressão.

    Vou fazer esta bebida pois parece ser divinal. O cardamomo, sei que já falaram dele, mas não me lembro, é fácil de arranjar em Portugal? Terá outro nome?
    Desculpem a ignorância.

    5 grandes beijinhos por lembrarem a luta da mulher por melhores condições.
    São sempre de uma humanidade e profundidade impressionante! :)))))

    ResponderExcluir
  4. Maria, ela fez com que a história das mulheres do Afeganistão sobreviva com alguma esperança. Os olhos, são tristes sim, deles não se pode esconder nada e nada lhes é ocultado.

    quanto as rosas, vai amar.

    bjs das 5

    ResponderExcluir
  5. Isabel, você coleciona revistas? que legal!
    Ela é triste sim, e já bem envelhecida pela dificuldade da vida, mas bela ainda.

    Rosas são comuns em muitos pratos e especialmente para nós mulheres é também remédio. Acho que vai gostar. bjs das 5

    ResponderExcluir
  6. Ana, em Portugal também é cardamomo. Não é uma iguaria difícil de se achar, normalmente nas casa especializdas em produtos indianos e quem sabe no supermercado. O gosto é forte e acabamos por usá-lo em pratos tanto doce quanto salgados. Muito bom. Exótico.

    Enxergar é pra nós uma obrigação.

    5 bjs para essa mulher fantástica que temos o prazer de conviver.

    ResponderExcluir
  7. Não é bem coleccionar...guardo tudo!
    Tenho muitas revistas que comprava (agora compro menos) e guardo. Mais de decoração, porque gosto muito.
    Curiosamente das poucas vezes que deitei revistas fora (quando mudei de casa), coloquei na reciclagem algumas que tinham um certo valor e eu não sabia.
    Paciência!
    5 beijos

    ResponderExcluir
  8. Isabel,

    Guardo muitos livros e cadernos de receitas, esses raramente me disfaço. Que tenham paciência conosco.
    Adoro minhas receitas. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Uma história triste e linda
    uma bebida que parece fantastica, mas tudo o que cozinham e escrevem parece saido de mãos de fadas cozinheiras

    5 beijos

    ResponderExcluir
  10. Lindos olhos verdes! Inesquecíveis e nem as agruras da vida os mudaram ( o rosto, sim...).
    C'est la vie.
    Vidas difíceis dessas mulheres, não é?
    Lembro de ver essa fotografia no teu blog, Maria!
    Adoro cardamomo mas confesso que não é fácil de encontrar (para as preguiçosas...).
    deita-se no café turco, e há uma bebida finlandesa (tipo ponch bem quentinho) que também leva cardamomo, vinho tinto quente e canela!
    Mas esta bebida para o resto do Verão é linda!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Marizei, que bom, você por aqui. Concordamos com você sobre a história dela e de tantas mulheres nessa situação, enfim, lembrar muitas vezes é o que nos resta. Então façamos.

    Obrigada pelo elogio e que os bons ventos te guardem, sempre.

    5 bjs das cozinheiras

    ResponderExcluir
  12. Falcão, os olhos cara amiga, esses são eternos e assim o são, belos olhos num rosto talhado pelo tempo.
    Quanto ao Cardamomo, se não acharem...(a Ana e a Isabel também tem essa dificuldade), mandamos daqui, pensa???vamos adorar e estendemos a todas e todos, pois é uma iguaria que não se substitui. Acho que para a Maria em Espanhã é mais fácil. De um sabor único e bastante persuazivo. Chás gelado de flores sempre lembram e comemoram o feminino...nos alegram a alma.

    bjs cara amiga e sempre muitas saudades.

    5 grandes beijos e nais tukê pelo apoio e pela força, sempre.

    ResponderExcluir
  13. Amei a historia da menina fotografada, num pais onde as mulheres não são valorizadas como deviam, também amei a receita, em relação à receita fiquei numa duvida, neste ingrediente "pétalas de Rosas frescas", é qualquer tipo de rosa que tenho no meu jardim, caso não seja onde posso conseguir aqui em Goiás, pois resido próximo a Goiânia

    Muito Obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas