COZINHA DE NATAL - parte 1


MINI BOLOS E COOKES DA MAYLÊ


A receita básica é uma adaptação de bolinhos e tortinha da Hungria, um pouco Brasileira, Espanhola e Portuguesa. Fomos pra cozinha...sei que isso não é novidade, mas resolvemos que todas as lembranças desse ano seriam assim, e a todos que de uma forma fazem parte do nosso dia a dia, fazendo com que a ajuda mútua e a alegria compartilhada esteja mais perto do natal.
Cozinhar para os rhom é coisa séria, portanto, alguns ingredientes foram alterados e outros reinventados - a escrita dessas receitas são de 1930, quando uma das purys aprendeu a escrever e aí colocou no papel uma receita com mais de quatro geração anteriores a ela no papel. Parece que ela mesma já havia feito algumas modificações...então...vamos aos resultados finais.

RECEITA BASE


Bata 5 claras em neve, junte as gemas, 5 colheres de sopa de açucar mascavo ou branco (cristal), 3 colheres de sopa de maizena (amido de milho), 2 colheres de sopa de farinha de trigo (ou aveia)  e 1 colher de chá de pó royal, tudo isso sem parar de bater. (use batedeira ou liquidificador). Sempre usar papel manteiga ou as forminhas de papel próprias para ir ao forno. Aqui usamos as formas de silicone.


Esses são de damasco - depois que a massa estiver pronta, pique 1 xícara de chá de damasco seco, misture e ponha pra assar. Faça um creminho com nata fresca( xícara de chá), maizena (1 colher de sopa) e damascos (10), bata no liquidificador até virar um creme, ponha  50 grs de chocolate branco ao leite e bata de novo, leve ao fogo até engrossar e enfeite depois de assados. 



Esses são de côco queimado, na massa use4 colheres de sopa e misture.





MINIS BOLOS E CREME

Para as crianças só o creminho e com côco ralado, nas panelinhas que lembram a infância. Bom, ficamos sabendo que até as bonecas comeram, acho que gostaram.

 OS COOKES DE CHOCOLATE, CAFÉ E CARDAMOMO


Acrescente na massa 2 colheres de sopa de chocolate em pó e 1 de café (pó) e 1/2 colher de cardamomo em pó. Misture e ponha pra assar. Na cobertura substitua o chocolate branco por chocolate meio amargo e  colher de sopa de café ou de brigadeiro mesmo.
Cuidado, assam muito rápido, de 6 a 10' no forno já quente, fiquem de olho e vale a dica do palito sair limpo.


E essa remessa saimos distribuindo para os amigos e para o pessoal da limpeza nos edifícios que moramos e trabalhamos, para os entregadores, o pessoal do correio, da manutenção, parentes, para o pessoal da limpeza pública e para as crianças... o sorriso e a surpressa nos emocionaram: a senhora lembrou de mim? puxa, não precisava. Mas a verdade é que precisava sim, e precisa, não só no Natal, a invisibilidade pode levar uma pessoa a marcar a sua vida pela tristeza e pela indiferença e disso nós já ouvimos falar muito, sabemos bem o que é... afinal de contas o que é que nos faz melhores o piores do que alguem?


 ...bom, e guardamos esse pra você. Mas pode se servir a vontade. Um feliz natal.

Comentários

  1. MINHA NOSSA SENHORA!Desta vez vocês se suplantaram!Só de ler as receitas e saborear com os olhos, fiquei com água na boca!Pude sentir até o aroma!Vou tentar fazer estes bolinhos gostosos para o Natal...Vamos ver se acerto.Adorei o presente!Prazer para os olhos,delícia para a boca,um carinho para o coração!Que Ikana Sara as abençôe!Que todas as estrelas cintilem mais forte para vcs,Romis!Doce beijo para cada uma!

    ResponderExcluir
  2. É meninas, agora vocês chamaram pra briga. Aceito os quilinhos a mais de bom grado e a idéia da distribuição é muito boa e funciona. Vou adotar, mais acho que vou comprar bombons.

    um bj grande para cada ma de vocês e um pra Maylê

    ResponderExcluir
  3. Que lindos! Quanto capricho! Adorei. e ainda parecem deliciosos! Já anotei as receitas.... Bjs e ótima quarta-feira. Andrea - Flores de Lis Ciganas....

    ResponderExcluir
  4. Acerta com certeza Cezarina,bjs doces para vc também e obrigada pelo carinho e pela visita.

    ResponderExcluir
  5. Tem sido gratificante Zerafim, muito bom fazer esse trabalho no dia a dia, simples e de grande ajuda pessoal, no fundo somos nós que recebemos: Que Deus lhe pague dona. Bombom já serve rsrsrsrs

    bjs de todas nós

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Andrea...e estão bons mesmo, espero que goste do seu.

    bjs de todas nós

    ResponderExcluir
  7. Que receitas deliciosas.
    Comia todos, eheheh.
    Lembraram-se de mim? Já levei o meu. Estava maravilhoso!!
    5 beijos brilhantes.
    Um especial para a Rainha Fia.
    Carlota Pires Dacosta

    ResponderExcluir
  8. E como não lembrar de você! Todos, todos eu acho que não aguentava Carlota...mas pode pegar quantos quiser e tiver vontade.

    bjs grandes nossos e da Fia.

    ResponderExcluir
  9. Tias, isso tá ficando difícil...eu vou ganhar pelo ao menos um ou posso ajudar?

    adivinha qual será o pagamento????????????
    opré,

    dalim, amam, Nina

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas