NHOQUE DA SORTE - ZINGARO

A sorte dessa receita está na felicidade ... você come ... fica feliz ... todo melhora.
Uma receita zingara em terras brasileiras e na Cozinha dos Vurdóns.

500 grs de massa - nhoque pronto e recheado de queijo,
Ferva a água e deixe que vá para cima - retire - ele vai estar no ponto - não tempere a água.
O molho é o segredo:
1 cebola picada,
2 dentes de alho amassados,
3 colheres de sopa de azeite,
1 colher de sopa de sal,
1 xícara(chá) de milho fresco.
Refogue tudo e junte um pouquinho de água, como o milho é natural, deve estar mais cozidinho.
Coloque agora 1 copo de requijão e 1 copo de nata fresca.
Mexa e deixe engossar o molho, devagar, vá colocando o nhoque já cozido.
Tampe a panela e abaixe o fogo por 5 minutos, desligue e monte o prato. 


                                                     Sirva com pepinos recheados.

E quanto  a sorte, esse é um tempero especial, para a vida e para a cozinha. Sorte é uma mãozinha que o universo emprega e empresta a todos nós para vencermos barreiras que as vezes nos parecem intransponíveis.
Ela faz parte dos nossos destinos e dos nossos dias, a sorte também constroi pontes, também derruba barreiras que antes julgávamos inatingíveis.
O melhor acompanhamento pra sorte se chama ação e as duas juntas fazem com que a nossa voz seja ouvida longe. Hoje comemoramos a sorte de mais um setembro, da boa nova que anda nos campos.

1º de setembro
Porta do Sol - Madri - Espanha
Diga Não a Rromafobia

Cozinha dos Vurdóns
Saúde e Liberdade

Comentários

  1. Tem uma boa apresentação mas não sei não,muito queijo e requeijão, ehehe.
    A sorte é como uma roleta que gira e gira ao longo da nossa vida, umas vezes está perto e outras bem longe.
    Como dizem a sorte também precisa de acção, mas por vezes a acção que fazemos é tão pequena.
    Mas vale sempre a pena lutar, continuar em frente, um passo de cada vez, nada de correrias.
    7 beijos brilhantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lá vem vc Carlota, com birra com o queijo. Troque o requijão na mesma medida por molho branco e compre o nhoque sem recheio. Fica muito bom assim também.

      Nada é pequeno, quando não se tem nada, juntando mudamos o rumo do mundo.

      bjs muitos

      Excluir
  2. Sinto-me feliz e orgulhosa do que vai passar amanhãa em Madrid, oxalá pudesse estar presente, e oxalá isto seja só o pricípio de um movimento a grande escala que acabe para sempre com a discriminação dos nossos irmãos ciganos, que possuem uma das culturas mais ricas e belas do mundo.
    Muitos beijinhos e parabéns pelo que estão a conseguir com união e coragem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria estar aí Maria, mas fica tudo muito caro. Essa força vem muito daí, de vocês, sintimos orgulho em tê-las conhecido.

      bjs nossos

      Excluir
  3. A receita não é das minhas preferidas, mas se é da sorte...
    O que é massa-nhoque? E zingaro? Já deixei a pergunta no meu blogue. É cigano? Parece-me que nunca tinha ouvido a palavra e agora vejo-a duas vezes.

    Também acredito que a par da acção, do trabalho, também conta a sorte, ou as coincidências ou que quer que seja que nos ultrapassa. Há factores na nossa vida que nos ultrapassam, mas também acredito que os podemos procurar com pensamento positivo.

    Não sei de que movimento estão a falar que se vai passar em Espanha, mas oxalá corra bem. Se calhar já aqui falaram e eu não me apercebi.

    Beijinhos para todas e bom fim-de-semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nhoque é italiano, uma massa maravilhosa que pode ser feita de farinha, batata e mandioca. Zingaro é cigano em italiano. A massa pode ser encontrada pronta nos supermercados.

      O movimento tem o nome de rromafobia, ciganofobia e por aí vai, mas no fundo é uma tentativa de fazer enxergar a crescente onda na europa e no mundo contra os romá.

      Esse nhoque foi feito com receita cigana, portanto com receita zingara.

      bjs muito querida.

      Excluir
  4. Oi gente!

    Acho que tenho tanta sorte, vivo agradecendo pelas coisas inusitadas e pelas providências que me cercam, mas acho que só percebe a sorte os que movimentam em direção a ela, talvez ela seja o resultado da soma de trabalho com desejo.

    Sorte é o que eu desejo aos Romá, o trabalho tem sido empenhado, amanhã é mais um deles, que a sorte esteja ao lado dos que lutam, que as conquistas motivem novas conquistas. De cá torcemos, de cá apoiamos e emitimos a nossa vibração.

    Escuto no programa da Rádio Senado, O Povo Cigano no Brasil, os depoimentos de ciganos brasileiros contando as discriminações que sofrem, falam de maneira natural, como quem já está acostumado ao inaceitável. Me dói, dói pensar que tem gente passando aquilo que relatam e que esta é uma condição imposta, difícil para quem a sofre desfaze-la. A discriminação, o preconceito são os piores males.

    Os ciganos são uns bravos!
    Os admiro tanto, desejo-lhes tanta sorte, tantas conquistas.
    Que o "grito" na Espanha ecoe por toda a Europa!

    Que o grito da própria consciência acorde cada pessoa que torna a vida de outras pessoas tão difícil só por causa do preconceito.

    Assim como eu acordei sei que muita gente poderá acordar e fazer diferente, ser diferente, eu tento, eu tento contar o que aprendo aqui, tento que a vida dos Rom seja melhor.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes me espanto com essas declarações. Pois é isso mesmo Van, são tantas as discriminações que as vezes chegamos aqui de farol baixo, sem força e sem condições de muita alegria, mas logo a resistencia se afina e sabe porque? SAÚDE E LIBERDADE. Isso ninguem rouba.

      Que de Espanha se espalhe ao mundo e por aqui, sei que faremos a diferença.

      um beijo enorme e nais tukê por tudo.

      Excluir
  5. Sastipê! Maravilhosa receita zíngara! Parabéns pelo post! Conversas sérias e deliciosas receitas :o sucesso deste blog!Que Sara as abençôe!Beijos em todas as cozinheiras!Devlesa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nosso sucesso são nossos amigos, são vocês amiga.

      bjs nossos

      Excluir
  6. SORTE!!!!!

    :)

    nunca provei com esse molho de queijo, mas a ideia é boa!
    beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  7. Prova Daniel,

    acho que vc vai gostar.

    bjs nossos

    ResponderExcluir
  8. Eu amei a receita, vou faze-la aqui em casa amo tudo que tem queijo e muito!
    Muito obrigada pela receita e se vocês me permitirem eu quero traduzir a receita para o espanhol e leva-la para meu blogue.

    Beijos de sua amiga

    Charito Peraza

    Que Deus os abençoe e proteja hoje e sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, coisas com queijo são fantásticas. Adorei a idéia de traduzir a receita em espanhol fantástico.
      Super permitido.

      bjs grandes de todas nós.

      Excluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas