GIPSY SOUP - PRA MARIA, A NOSSA MARIA DE CADIZ


Gypsies at a campfire.
William Joseph Shayer (1787–1879); oil, canvas

gipsy soup


sempre deliciosas, essa é feita com grãos de bico, abóboras e tomates frescos.


servida com lentilhas, vagens, batatas e pão.


essa leva o caldo especial de frango, ervilhas, cenouras e batatas.
quanto ao caldo:

cobre-se o frango com especiarias do tipo, cravo, cebolas, salsas, loro, pimenta do reino e depois guarda-se o líquido apurado para muitas sopas caseiras.


Essa dentre todas parece ser a mais consumida, deliciosa, aquece e acalma a alma da gente. Dá força sabe, cheirinho de carinho quando cozinhamos. Vão todos os legumes, mais pimentos e folhas de couve picadas e rasgadas, como um refogado inicial de legumes:


Pronto, verifique o sal e o azeite, depois deixe cozinhar até quase derreter.

A maioria dos romanis faziam apenas 1 refeição grande ao dia, era a dificuldade do fogo, de paragem, de comida e de como cozinhar.
Ainda existem famílias que só tem uma refeição ao dia.

com carinho pra você Maria,
uma sopa que reúne pessoas, em volta de uma única panela,
um um único fogo,
a esquentar a alma,
a acalentar o coração e na certeza de que:
montanhas não se encontram,
mas pessoas sim.

Cozinha dos Vurdóns
(as fotos são de várias cozinhas pelo mundo)

Comentários

  1. Também posso ir comer uma sopinha com todas vocês, mais a Maria?
    E não sei porquê, mas algo me diz que ainda vai por aí aparecer mais gente aqui das nossas bandas...
    Fizeram muita sopinha, que chegue para todas as amigas que de certeza vão aparecer?...

    (Pronto, pronto, já sei...eu hoje estou afiada...)

    Beijinho para todas, com amizade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como é bom vê-la assim, transbordando alegria.

      Tem sopa para todos que chegarem e tenho certeza que a Maria vai ficar feliz com todas vcs.

      bjs nossos para a nosa amiga espivitada.

      Excluir
  2. Adoro sopas! Tem um lugarzinho para mim? Gostei demais desta última!Parece ótima!Dzorlo angali! Ando Sara!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calro que tem, chega aí, puxa o banquinho e vamos nessa.

      dzorlo angali
      bjs nossos

      Excluir
  3. Guarde um pratinho pra mim,
    um beijo pra Maria, já minha amiga de Cadiz.

    um beijo a todas

    day ilô,

    sastipê

    zerafim

    ResponderExcluir
  4. Hoje acordei com Sopas de Amor, riquíssimas. Fiquei abrumada...
    Eu sempre comparto tudo com quem queira "apontar-me", como se diz aqui, quem queira dar e receber.
    Obrigada, muchas gracias, um beijo também para a Zerafim, tão elegante, e para a minha querida Isabel.
    Os quiero mucho a todas!!!

    Amanhã vou fazer a sops de lentillas com batatas e vagens, deve estar estupenda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa linda Maria, pois são sopas de cuidado e carinho e por tanto são sopas de amor mesmo.

      bjs muitos, sempre,
      nos diga como ficou,
      são maravilhosas.

      Excluir
  5. Tem tudo um ótimo aspeto.
    Um feliz fim de semana, Amigas!
    Nove beijinhos. :))))))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Ana,

      as vezes acho que são mais bonitas que gostosas, mas no fundo, comemos todas. São boas sim.

      bjs e boa semana pra vc.

      Excluir
  6. Agora que o tempo está a esfriar aqui por Portugal, esta sugestão é muito oportuna :))

    Deixo beijos para todas!

    ResponderExcluir
  7. E eu também quero sentar e provar essas deliciosas sopas.
    E pensar que em pequenina fazia birra para comer sopa (que os filhos não leiam esta parte)e hoje é dos melhores alimentos que posso saborear.
    E aquelas feitas ao lume de uma fogueira que crepita debaixo de um céu estrelado, cozida em panela de barro é deliciosa e já tive o prazer de comer algumas vezes.
    Liberta a minha alma e me rejuvenesce por dentro.
    7 beijos brilhantes minhas lindíssimas princesas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, claro que pode, alías o banquinho já está reservado.
      Seja em baixo de céu estrelado ou dentro de uma cozinha ou mesmo num vurdón ... é sempre bem vinda a nossa mesa que também já é sua.

      bjs muitos de todas nós.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Gostei dessa ... só vc mesmo, as vezes tenho saudade de vê-lo por aqui e de repente aparece.

      bjs nossos

      Excluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas