A ONU NOS RETIRA O DIREITO DE SERMOS VÍTIMAS

 A caminho do extermínio foram:

homens

mlheres

idosos

crianças

O que mais nos envergonha e entristece é que justamente a ONU, aquela que deveria respeitar a dor dos que ficaram e ajudar a impedir novas atrocidades, desconhece o nome da RROMÀ na cerimônia oficial.

triste

vergonhoso

infeliz

bestial.

 Mais um absurdo, um caso claro de preconceito contra a Rromá. Infelizmente roubam mais uma vez a história de perseguição e a tragédia que matou e que continua matando muitas vidas da rromá.

A decepção fica por conta da surpresa ... logo vindo da ONU - que não tem o direito de separar, de fazer essa diferenciação. Uma vergonha para a organização. 

AMSK/Brasil

LA ONU EXCLUYE A LOS ROMA DE LA CEREMONIA CONMEMORATIVA DEL HOLOCAUSTO (SAMUDARIPEN)

En realidad, los Rroma (Gitanos) fueron perseguidos, encarcelados, torturados, esterilizados, utilizados para experimentos médicos, gaseados en las cámaras de gas de los campos de exterminio, porque ser Rroma, según la ideología nazi, era pertenecer a una “raza inferior”, indigna de existir. Para ellos, los Rroma eran genéticamente ladrones, traidores, nómadas: la razón de su peligrosidad se tenía que buscar en su sangre, que precede siempre a su comportamiento
En realidad, los Rroma (Gitanos) fueron perseguidos, encarcelados, torturados, esterilizados, utilizados para experimentos médicos, gaseados en las cámaras de gas de los campos de exterminio, porque ser Rroma, según la ideología nazi, era pertenecer a una “raza inferior”, indigna de existir. Para ellos, los Rroma eran genéticamente ladrones, traidores, nómadas: la razón de su peligrosidad se tenía que buscar en su sangre, que precede siempre a su comportamiento.
No se si lo sabías pero un año más los Rroma están excluidos de los actos oficiales de conmemoración del Holocausto de la ONU en Nueva York.
Se había conseguido, no sin esfuerzos, la participación de un orador, no siempre romaní, en dos ocasiones, pero este año se ha rechazado la concesión de 5m para las víctimas y ponentes romanís aduciendo “falta de tiempo”.
Vergonzoso y humillante para una población que ha sido olvidada sistematicamente, que no fue reconocida como víctima del Holocausto (samudaripen) hasta el año 1982 (¡¡), que no recibió compensaciones por el daño recibido, que fue exterminado en un 70%, proporcionalmente superior al número de judios exterminados, que nos levantamos cada día leyendo graffitis donde se pide nuestro exterminio, en una Europa en la que somos parias y chivos expiatorios sobre los que se ejerce la violencia  y la humillación gratuita… facilitar el olvido, negar la memoría es como asesinar dos veces a las víctimas.
Un grupo de Activistas romanís están pidiendo que se envien mensajes pidiendo la inclusión de los Rroma en las ceremonias de conmemoración SIEMPRE, con 5m de intervención, así como el cese de la discriminción que sufren los aplicantes romanís para los programas de cooperación de UN’s Holocaust Outreach Programme.
Podéis enviar vuestros mensajes a  Kimberly Mann (mann@un.org), y en cc a petragelbart@gmail.com


http://baxtalo.wordpress.com/2014/01/24/la-onu-excluye-a-los-roma-de-la-ceremonia-conmemorativa-del-holocausto-samudaripen/

Comentários

  1. Deparei-me com esta situação pelo vosso comentário. Não posso deixar de mostrar a minha indignação e de encarar as limitações da própria ONU com espanto e descrença no seu sentido.

    Beijinho sentido.
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso se traduz em racismo institucional.

      triste, deprimente e apavorante,
      mas estamos aí, adelante.

      bjs nossos

      Excluir
  2. Nunca acreditei na ONU como defensor de direitos, sempre os vi como centralizadores do poder mundial através da defesa de direitos humanos, esta informação da exclusão da Rromá da cerimônia comemorativa do holocausto, só vem confirmar o que penso. Os que precisam de defesa são usados, nisso cabe escolher quem servirá aos propósitos, quem ou que causa não servirá.

    Sinto, sinto mesmo por tamanha desumanidade e discriminação vindo justamente de onde menos se esperava. Que isto sirva para evidenciar ainda mais o que o povo cigano vem sofrendo e que retratem-se.

    Que muitos enviem mensagens nos endereços postados, vou já enviar a minha. Talvez fosse bom fazer um abaixo assinado na Avaaz também.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ONU tem trabalhos lindos. O mais difícil é que existem certos tipos de racismo que permanecem anos a fio. O mundo precisa de um bode expiatório.
      É vergonhosa a atitude da ONU, mas precisamos reagir, sempre. Foram anos até reconhecerem as mulheres, os negros, os exilados, os crimes de ódio, desde Nuremberg é assim.

      Vamos continuar, com mais força do que nunca e no ano que vem tenho certeza que o convite sairá e o mundo ouvirá oficialmente da voz de um sobrevivente o que se deu lá e o quão é importante. Estou e estamos decepcionadas, mas é hora de escrever e escrever...

      Infelizmente quando o ser humano resolve brincar de Deus, a humanidade perde.

      bjs nossos

      Excluir
    2. Trabalhos lindos sim, mas em se tratando de defesa de injustiçados e proteção aos necessitados não deveria haver nenhuma exclusão, se assim for é porque existem outros propósitos senão a defesa da humanidade e existem.

      Isto só pode servir para dar-lhes ainda mais coragem e força na busca por reconhecimentos e respeitos. Com certeza ainda se retratarão com a Rromá que logo será oficialmente lembrada nas cerimônias em honra dos que se foram no holocausto.

      Bjs

      Excluir
    3. Concordo, acho até que nas últimas décadas a humanidade perdeu muito daquele que deveria garantir mais rapidez nessas ações. Tanta gente morta e a diplomacia falida. Não sei se haverá retratação, sinceramente, mas vamos lutar para obter a inclusão. Isso sim. Reconhecimento público.
      Garantir o estado e não o povo é deplorável.

      bjs

      Excluir
  3. Não me tinha apercebido desse "lapso" por parte da ONU. Penso que os seus responsáveis andam um pouco distraídos, o que é muito grave.
    Beijinho para todas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um lapso que representa mais de meio milhões de rromá exterminados, única e exclusivamente por serem rom e sinte.
      bjs nossos

      Excluir
  4. Quero pensar que para o ano vai ser diferente, não podemos cansar-nos de protestar nunca, só assim se vai conseguindo que triunfe a verdade: à base de constância e fé. Ânimo para a próxima batalha, queridas.
    Todos unidos para defender as causas justas!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero Maria; e de forma sólida, sem depender de convite a cada ano. Que se estabeleça essa luta de reconhecimento mundial.

      Lutar sempre. Que Deus nos dê força, porque coragem a gente tem.

      bjs

      Excluir
  5. Queridas! Aqui venho dar o meu apoio. Sempre. É chocante uma atitude (mais) de exclusão dos ciganos. Espero que melhores tempos venham. Não está fácil -nem nunca o foi- ser diferente... Até quando se morre: como se todos os mortos não fossem iguais!
    beijo amigo do falcão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu apoio sempre nos acalenta. Ficamos chocadas também mas vamos lá. De fato precisamos acreditar que tudo valerá a pena e vamos apostar.

      bjs muitos.

      Excluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas